quarta-feira, fevereiro 22, 2006

 

Estratégia de implementação do Processo de Bolonha na UÉ

Senado aprova documento sobre a Estratégia de implementação do Processo de Bolonha na Universidade de Évora.

O documento começa por situar a Universidade de Évora nos objectivos do Processo de Bolonha. É referido que a UÉ é das poucas Universidades Portuguesas que já tomou decisões no sentido de reorganizar a sua formação graduada e pós-graduada no “sentido” de Bolonha. Já que há algum tempo, parte das Licenciaturas tem um sistema paralelo de creditação em ECTS.

São definidos como objectivos mais imediatos:
1. Adopção generalizada do ECTS (European Credit Transfer System) e do Suplemento ao diploma, com medida de implementação da mobilidade;
2. Introdução e generalização de um modelo curricular baseado em dois ciclos pré-doutoramento com perfis e orientações diferentes, em função dos objectivos individuais e académicos e das necessidades do mercado de trabalho;
3. Consolidação dos sistemas da avaliação e acreditação da qualidade do ensino superior;
4. Consolidação de medidas com vista ao desenvolvimento da Aprendizagem ao Longo da Vida.

São explicados os objectivos da reorganização da formação superior na Universidade de Évora. Onde são traçados os perfis do Licenciado, do Mestre e do Doutor.
Como é do meu interesse (pelo menos a médio prazo), e da maior parte dos leitores deste blog, transcrevo as competências do Licenciado, definidas no documento:
1.1.Licenciado
Dever-se-á assegurar que o detentor deste grau:
a) possua um conhecimento e uma compreensão de um campo de estudo ultrapassando a educação secundária e que, sendo baseada em livros de texto avançados, inclua alguns aspectos do conhecimento na respectiva fronteira dos conhecimentos;
b) seja capaz de aplicar o seu conhecimento e compreensão de maneira a exibir profissionalismo no seu trabalho e ter competências demonstradas pela construção e defesa de argumentos e pela resolução de problemas no seu campo de estudo;
c) seja capaz de recolher e interpretar dados relevantes para formar juízos que incluam reflexão sobre os problemas sociais, científicos e éticos; d) seja capaz de comunicar informação, ideias, problemas e soluções a audiências de especialistas e de não especialistas;
e) tenha desenvolvido, em consequência, as capacidades de aprendizagem necessárias para continuar o estudo com um elevado grau de autonomia.


São estabelecidos dois prazos para a apresentação na Direcção Geral do Ensino Superior do registo dos cursos: 31 de Março de 2006 para a entrada em funcionamento no ano lectivo de 2006-2007 e 15 de Novembro de 2006 para o início em 2007-2008. É assumido que a Universidade de Évora não estará em condições de iniciar o arranque do novo sistema no próximo ano lectivo de 2006-2007. E o cumprimento da data de 15 de Novembro de 2006 exige um esforço importante por parte de todas as unidades orgânicas.

Um assunto a seguir, principalmente por aqueles que não terminarem o curso até o ano lectivo de 2007-2008.
Como será realizada a transição para o novo sistema? Será possível aos alunos que estejam em fase de conclusão do curso tirar o mestrado integrado?

Comments:
E o que vai acontecer aos alunos que entrarem um ano antes da aplicação do processo? Vão fazer os quatro anos e os que entrarem a seguir acabam ao mesmo tempo? Mas que garantias concretas e que vao dar a esses alunos ja que irão ser os mais afectados?
 
A fase de transição irá ser conturbada, ainda não há resposta para a tua dúvida (que eu saiba).
 
a unika coisa k sei, é k todos os cursos em principio estão bem encaminhados, excepto...PSICOLOGIA. O departamento dos psis da ué é uma porcaria e é o único curso de psicologia em portugal actualmente sem bolonha!

Ana
Aluna da Ué
 
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